Justiça

Suspeito de nove assaltos em Leiria detido quando regressava a casa com portáteis e telemóveis furtados

PSP deteve homem suspeito de nove assaltos Foto: Arquivo

A PSP deteve, em flagrante delito, um homem de 39 anos, suspeito de assaltar um estabelecimento comercial e de estar ligado a pelo menos outros oito furtos, na região de Leiria. Ainda conseguiu fugir, mas a Polícia montou um dispositivo quer permitiu intercetá-lo quando regressava a casa.

Segundo as autoridades, na madrugada da passada quarta-feira (dia 7 de agosto), o suspeito forçou uma janela para entrar num estabelecimento comercial de onde furtou dois computadores portáteis e seis telemóveis, avaliados em mais de quatro mil euros. Ao aperceber-se da presença dos agentes, fugiu a pé, conseguindo escapar momentaneamente.

No entanto, o dispositivo policial que foi montado na zona envolvente onde ocorreu o furto permitiu detê-lo, cerca das 5.50 horas, junto à sua residência, ainda com os artigos furtados. A PSP realizou, depois, buscas domiciliárias e à viatura usada pelo suspeito, recuperando vários computadores portáteis, telemóveis e colunas de som que haviam sido furtados nas últimas quatro semanas, em localidades como Vidigal e Pousos.

As investigações permitiram associá-lo a mais oito furtos em estabelecimentos e associações, incluindo o Centro Paroquial de Pousos e clubes de ténis e padel de Leiria, alguns deles assaltados mais do que uma vez.

O detido foi presente a tribunal no dia 8 de agosto e ficou sujeito a apresentações periódicas na esquadra da área de residência e a tratamento para toxicodependência.

A PSP revelou, ainda, que a investigação prosseguirá no sentido de apurar outros furtos registados na mesma zona e possam ter sido praticados pelo detido.

Reis Pinto