Tal como acontece todos os anos, uma chuva de Perseidas vai iluminar o céu esta terça-feira. O melhor horário para observar as estrelas é depois da meia-noite, quando se prevê que sejam mais visíveis.
O fenómeno acontece anualmente e atinge o seu pico em meados de agosto. Segundo a NASA, "é considerada a melhor chuva de meteoros do ano". Rápidos e brilhantes, as Perseidas deixam "longos rastos de luz e cor atrás de si ao atravessarem a atmosfera terrestre".
Com cerca de 50 a 100 meteoros visíveis por hora, esta chuva decorre tipicamente em noites quentes de verão. Embora se possa observar o fenómeno a partir das 22 horas, a melhor hora para ver a chuva de estrelas é depois da meia-noite.
Os meteoros que dão origem às Perseidas têm origem no cometa 109P/Swift-Tuttle, que demora 133 anos a orbitar o Sol. O cometa foi descoberto em 1862 por Lewis Swift e Horace Tuttle e foi Giovanni Schiaparelli quem percebeu, três anos mais tarde, que era a fonte das Perseidas.
As Perseidas também são conhecidas pelas suas bolas de fogo, "explosões maiores de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que um rasto de um meteoro comum", explica a NASA.