Desporto

Medalhado olímpico suspenso por violação das regras antidopagem

Fred Kerley em ação para a Diamond League Foto: TIZIANA FABI/AFP

O atleta olímpico Fred Kerley, medalhista de prata e bronze nos 100 metros, foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo por falhas de localização, no âmbito do programa antidopagem.

O norte-americano, está sujeito, como todos os atletas de alto nível, a rigorosos requisitos de localização (domicílio, locais de treino, competições), devendo informar diariamente uma faixa horária e um local para a realização de eventuais testes antidopagem surpresa. Três incumprimentos destes requisitos num período inferior a um ano podem resultar em sanções disciplinares.

"Ele acredita firmemente que um ou mais dos seus alegados testes perdidos devem ser anulados, seja porque não foi negligente ou porque o Oficial de Controlo de Doping não fez o que era razoável nas circunstâncias para localizá-lo no local designado", disse um advogado de Kerley, numa declaração publicada na sua conta da rede social X, tendo a intenção de recorrer da decisão.

Não é o primeiro dos problemas de Fred Kerley recentemente. Desistiu do campeonato de atletismo dos EUA, falhando a seleção para o Mundial de Tóquio, tendo sido ainda detido em Miami após um incidente no hotel oficial dos atletas que participavam no Grand Slam Track.

O velocista foi também acusado e processado por violência doméstica contra a mãe dos seus filhos, tendo-se declarado inocente.

Redação