Justiça

Barulho e agressão levam contingente da GNR a evento tuning em Baltar

Mais de três mil pessoas deslocaram-se a Baltar Direitos Reservados

Iniciativa decorreu no Kartódromo de Baltar e ficou marcada por incidentes

A GNR identificou três pessoas por agressão num encontro tuning, que reuniu cerca de três mil amantes da modalidade, no passado fim de semana, no Kartódromo de Baltar, em Paredes. O evento ainda esteve na origem de várias queixas por ruído e motivou uma operação policial de grande envergadura nas imediações do recinto.

Denominado Braga Internacional Car Show, esta iniciativa decorreu durante vários anos no Kartódromo de Braga, mas vários incidentes ocorridos nas edições anteriores forçaram à sua transferência para o concelho de Paredes e para o Kartódromo de Baltar. Porém, também na nova localização surgiram problemas.

Ao longo de três dias, o evento, que contou com mais de três mil pessoas, muitas das quais vindas de Espanha, registou diversos incidentes no interior do recinto, incluindo a agressão que levou à intervenção das autoridades e à identificação de três indivíduos. A GNR confirmou ao JN que o caso foi comunicado ao Ministério Público de Paredes.

Muito ruído

Muitas foram também as queixas relativamente ao ruído apresentadas pelos moradores mais próximos do Kartódromo de Baltar. Apesar da iniciativa dispor de licença de ruído até às 2 horas, o barulho dos arranques e acrobacias dos carros prolongou-se muito para lá dessa hora, tanto no interior como exterior do recinto.

Antecipando estes problemas, a GNR mobilizou para as imediações do recinto, logo na noite de sexta-feira, um forte contingente, que incluiu militares do Pelotão de Intervenção. Das diversas fiscalizações feitas não resultou qualquer detenção ou apreensão. No final do evento, a administração do Kartódromo de Baltar e a Junta de Freguesia de Baltar usaram as redes sociais para explicar que a organização do Braga Internacional Car Show era da responsabilidade de uma entidade privada.

Mónica Ferreira