Justiça

Polícia deteve cinco carteiristas em flagrante em Lisboa

PSP deteve cinco carteiristas, em Lisboa Foto: Arquivo

A PSP deteve cinco carteiristas, nos dias 7 e 13 de agosto, em Lisboa. Os suspeitos, quatro mulheres e um homem foram detidos em flagrante quando assaltavam turistas na Baixa de Lisboa.

E,m comunicado divulgado esta terça-feira, a PSP destacou que a primeira detenção aconteceu na zona da Misericórdia, quando os agentes da PSP viram um casal a seguir um grupo de turistas asiáticos. Enquanto o homem tentava encobrir a ação da mulher, esta "colou-se às costas de uma turista, abriu-lhe a mochila e tirou-lhe várias notas, no total de 185 euros".

Os detidos foram ouvidos em primeiro Interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de apresentações trissemanais à mulher e apresentações semanais ao homem.

As outras detenções ocorreram quando uma equipa da Força Conjunta de Combate aos Carteiristas da PSP se apercebeu de que um grupo de quatro mulheres seguia um casal de turistas. Com a utilização do modus operandi comum dos carteiristas, enquanto duas encobriam a ação, as outras suspeitas aproximaram-se da turista e uma delas abriu-lhe a bolsa, furtando-lhe a carteira que passou rapidamente a outra carteirista e fugindo para a estação de Metro dos Restauradores a dividir o conteúdo da carteira.

A PSP seguiu-as e deteve três delas, conseguindo recuperar a carteira da vítima, avaliada em 500 euros. A quarta suspeita, no entanto, conseguiu fugir com 200 euros em dinheiro.

As mulheres já eram conhecidas da PSP por este tipo de crime, com registos de detenção desde 2014. No interrogatório, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Com estas, já são oito os carteiristas presos preventivamente este mês em Lisboa.

Reis Pinto