Mundo

SpaceX cancela voo de teste do foguetão Starship

Cancelamento foi anunciado quando estava previsto o lançamento RONALDO SCHEMIDT / AFP

A SpaceX, empresa de Elon Musk, cancelou no domingo um voo de teste do foguetão Starship, naquele que foi mais um revés para o multimilionário após uma série de testes marcados por explosões.

Este 10.º voo do maior foguetão da história estava programado para ocorrer às 18.30 horas de domingo, hora local (23.30 horas em Portugal continental), a partir da base da empresa norte-americana no Texas, no sul dos Estados Unidos, mas cerca de 15 minutos antes da hora prevista para o lançamento, a SpaceX anunciou o cancelamento.

"Vamos cancelar o 10.º voo da Starship para dar tempo para resolver um problema com os sistemas em terra", anunciou a SpaceX na rede social X. "Uma fuga de oxigénio líquido no solo precisa de ser reparada. Planeamos uma nova tentativa de lançamento amanhã [segunda-feira]", escreveu Elon Musk nas suas redes sociais.

A empresa confirmou a possibilidade de um lançamento esta segunda-feira. A janela de lançamento abrirá às 18.30 horas (23.30 horas em Portugal continental). As estradas próximas da base permanecem encerradas, indicando um possível lançamento em breve.

Este novo voo tem como objetivo realizar uma série de experiências no foguetão, antes da aterragem no Oceano Índico.

Esta será a quarta missão deste tipo este ano. As três anteriores resultaram na perda da nave espacial.

No último teste, realizado no final de maio, o foguetão sofreu uma "desmontagem rápida e imprevista" uma hora após descolar da base.

Musk tem insistido que a versão final da Starship será a nave que levará humanos até Marte.

Além disso, a NASA escolheu este foguetão para levar astronautas norte-americanos à Lua pela primeira vez em mais de meio século, no âmbito da missão Artemis III, prevista para meados de 2027.

JN/Agências