Economia

Novo VW T-Roc "made in Portugal" aposta em motorizações híbridas e inovações tecnológicas

As pré-vendas do Novo T-Roc começam este mês Volkswagen

A Volkswagen apresentou a nova geração do T-Roc, o seu popular SUV compacto, produzido em Portugal, na fábrica de Palmela, que já vendeu mais de dois milhões de unidades em todo o mundo. O novo modelo chega com uma série de inovações, incluindo motores eletrificados e um design totalmente renovado.

Uma das grandes novidades está na motorização. O SUV passa a ser equipado de série com blocos a gasolina turboalimentados com hibridização leve (eTSI), associados a uma caixa DSG de dupla embraiagem com sete velocidades. No arranque da comercialização estarão disponíveis duas versões de tração dianteira, com 116 cv e 150 cv. Mais tarde, será introduzida uma variante 4MOTION com motor 2.0 TSI, também eletrificado como híbrido moderado (MHEV).

Design renovado e mais espaço

As dimensões cresceram em todas as direções: o comprimento é agora de 4.373 mm (+122 mm) e a distância entre eixos aumentou 28 mm, melhorando o espaço nos lugares traseiros. A bagageira ganhou 20 litros adicionais, passando a oferecer 465 litros de capacidade.

Habitáculo mais sofisticado

O interior foi redesenhado com materiais de maior qualidade, incluindo revestimentos em couro sintético e superfícies iluminadas. A consola central apresenta novos detalhes práticos, como símbolos gravados nos porta-objetos e canais de refrigeração para o smartphone. Os puxadores das portas foram redesenhados para melhorar a ergonomia, enquanto o comando tátil para os modos de condução passa também a controlar funções multimédia e as novas "Atmospheres", que combinam luz e som para criar ambientes distintos a bordo.

Do ponto de vista tecnológico, o novo T-Roc aproxima-se dos modelos de segmentos superiores. O painel de instrumentos digital (Digital Cockpit) é maior e totalmente configurável, acompanhado por um ecrã central de até 12,9 polegadas. A base é a nova plataforma MIB4, que suporta o assistente de voz online IDA, agora com integração de inteligência artificial através do ChatGPT.

Entre os sistemas de assistência destaca-se o Travel Assist atualizado, que permite mudanças de faixa automáticas em autoestrada e adapta-se de forma preditiva a curvas, rotundas ou limites de velocidade. O Park Assist Pro permite estacionar e sair de lugares de forma totalmente autónoma, memorizando percursos de até 50 metros e podendo ser controlado remotamente via smartphone.

A estes juntam-se equipamentos já conhecidos, como Front Assist, Lane Assist e Side Assist, agora de série em grande parte da gama.

Gama híbrida

A aposta na eletrificação é clara. O T-Roc passa a contar com motores 1.5 eTSI de 116 cv e 150 cv, ambos associados a um sistema híbrido leve de 48V. Este conjunto inclui um alternador de arranque por correia e uma bateria de iões de lítio, permitindo ganhos de eficiência e um impulso adicional de 14 kW (cerca de 20 cv) e 56 Nm. Graças a esta solução, o motor pode desligar-se em fase de inércia, contribuindo para a redução de consumos e emissões.

A versão R-Line parte da configuração de 150 cv e acrescenta elementos mais desportivos. A marca confirma ainda que, numa fase posterior, o modelo contará com tração integral 4MOTION e motor 2.0 TSI com tecnologia híbrida moderada.

Para além do turbocompressor de geometria variável (VTG), os motores beneficiam do ciclo de combustão Miller e da gestão ativa dos cilindros (ACTplus), que desliga dois cilindros em carga parcial, otimizando a eficiência.

Reis Pinto