Mundo

Jovem norueguês detido por matar assistente social em hostel planeava ataque a mesquita

Jovem foi identificado pelos meios de comunicação social como o cidadão alemão Djordje Wilms Foto: Direitos Reservados

Um adolescente norueguês detido após o assassinato de uma trabalhadora de origem etíope num hostel em Oslo também planeava um ataque a uma mesquita.

O jovem de 18 anos foi detido após o homicídio, no sábado à noite, de Tamima Nibras Juhar, uma assistente social de 34 anos, no albergue em Oslo, onde trabalhava e onde o suspeito era residente.

Adolescente matou Tamima Nibras Juhar, uma assistente social de 34 anos, no albergue onde trabalhava
Foto: Direitos Reservados

Agora, é alvo de uma investigação de homicídio e terrorismo, depois de a polícia ter afirmado que expressou "opiniões hostis aos muçulmanos". O suspeito "declarou que tinha a intenção de cometer um ataque contra uma mesquita em Hoenefoss", uma cidade a cerca de 60 quilómetros a norte da capital norueguesa, informou a polícia em comunicado. "É importante realçar que ainda há muitos indícios de que a capacidade do suspeito para realizar novos ataques era limitada", acrescentou a polícia.

O jovem terá agido sozinho. Foi identificado pelos meios de comunicação social como o cidadão alemão Djordje Wilms, que se mudou da Sérvia para a Noruega ainda criança, embora a polícia não tenha confirmado estes elementos.

A Noruega tem sido marcada por ataques de extrema-direita nos últimos anos. Em 2011, o neonazi Anders Behring Breivik matou 77 pessoas ao detonar uma bomba em Oslo e, de seguida, abrir fogo num festival juvenil na ilha de Utoya. Anos depois, em 2019, Philip Manshaus abriu fogo numa mesquita na região de Oslo.

AFP