Vinhais

Fogo em Vinhais passou de duas para três frentes

Bombeiros combatem as chamas durante um incêndio em São Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, Vila Real, 2 de agosto de 2025. O fogo que começou em São Cibrão, Vila Real, alastrou para o concelho de Sabrosa, onde lavra em duas frentes com alguma intensidade e mobiliza cerca de 240 operacionais. PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA Foto: Pedro Sarmento Costa / Lusa

O incêndio rural que deflagrou, esta quinta-feira, cerca das 11 horas em Rebordelo, no concelho de Vinhais, já passou por terrenos de cinco aldeias, deixando "uma extensão área ardida", indicou uma fonte dos bombeiros.

O fogo "está descontrolado estando a evoluir para áreas habitadas, acrescentou a fonte dando conta que algumas pessoas foram retiradas das casas na aldeia de Ervedosa "por prevenção" porque o incêndio evoluiu a grande velocidade por causa do vento. As chamas estão a progredir na direção da freguesia de Agrochão, onde a estrada de acesso foi cortada,

A esta hora 357 operacionais,116 viaturas e três meios aéreos mantém-se no terreno numa altura em que, segundo uma fonte dos bombeiros, "o vento forte está a dificultar o combate ao fogo".

Uma fonte dos bombeiros indicou que o fogo lavra numa zona "de difícil acesso" e tem três frentes, mas já teve duas. A noite é uma preocupação, uma vez que impede o trabalho dos meios aéreos.

Glória Lopes