Treinador português deixa o clube turco após a eliminação na fase de acesso à Liga dos Campeões. Derrota com o Benfica, na Luz, foi o último jogo pelo Fenerbahçe.
Um ano depois de ter chegado a Istambul para treinar o Fenerbahçe, José Mourinho está de saída, oficializada nesta sexta-feira após o clube ter publicado uma mensagem oficial nas redes sociais: "Despedimos José Mourinho, que era nosso treinador principal desde a temporada 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços em prol da nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua carreira futura".
A eliminação no play-off da Liga dos Campeões, aos pés do Benfica, terá estado na origem da rotura até porque o Fenerbahçe tinha como objetivo ganhar dimensão internacional e foi com esse espírito que contratou o treinador português no início da época passada. Os sinais do desgaste já eram evidentes, sobretudo nas conferências de imprensa antes e depois do jogo da Luz (1-0), com críticas à estrutura do clube e à forma como o planeamento do mercado estava a ser feito.
José Mourinho chegou mesmo a dizer que o objetivo do Fenerbahçe nunca poderia ser o acesso à Liga dos Campeões, quando apenas tinham chegado dois jogadores e já depois do prazo de inscrição do play-off. Um dos futebolistas negociados durante vários dias foi Akturkoglu, mas os turcos nunca conseguiram convencer o Benfica.
Outro nome que chegou também a ser apontado ao clube turco foi o de Geny Catamo, do Sporting, mas José Mourinho acabou por negá-lo e com uma crítica vincada à mistura: "Honestamente, acho que não há lista nenhuma". A saída do diretor desportivo Mário Branco para o Benfica pode ter criado um vazio na estrutura que não foi devidamente colmatada, o que se refletiu no planeamento da nova temporada.
Na época passada, o Fenerbahçe ficou em segundo lugar no campeonato, a 11 pontos do Galatasaray com a equipa a chegar aos oitavos de final da Liga Europa, tendo sido eliminada pelo Rangers. No total, José Mourinho deixa o clube após 62 jogos com 37 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Aos 62 anos, tem passagens significativas pelo F. C. Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United e Roma.