Evasões

Cinco escolhas com arte, cultura e tradição

Em setembro, a reentrada pós férias é feita de declarações artísticas de norte a sul: uma grande noite em Braga, dois festivais de literatura no Centro, outro que remete para as tradições mineiras do Alentejo e uma mostra fotográfica de Gaza, em Lisboa.

Património mineiro inspira festival alentejano

Com uma longa tradição mineira, a vila de Castro Verde, distrito de Beja, recebe uma nova edição do festival Castro Mineiro. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o Parque da Liberdade torna-se cenário para o festival cultural e artístico, que põe em evidência as tradições alentejanas e de mineração. António Zambujo estreia o cartaz musical, no primeiro dia do evento, seguido por Dillaz (6) e os Átoa (7). O cante alentejano e a viola campaniça têm espaço na programação, à semelhança da gastronomia, com tasquinhas e provas de vinho. O festival não fica completo sem as exposições e iniciativas ligadas à atividade mineira da região. É ainda possível aceder ao parque de campismo e às piscinas municipais de forma gratuita. A entrada é isenta de custos.

Saber mais em www.visitcastroverde.com

Literatura como resistência em Manhouce

As mulheres da aldeia de Manhouce, São Pedro do Sul, preparam os lençóis que serão colocados nas varandas e janelas a 6 e 7 de setembro. Isto para celebrar a segunda edição do festival literário "A gente (não) lê", que transporta consigo uma mensagem de resistência, promovida através da escrita e leitura. A programação conta com conversas, exibição de documentários, caminhadas, oficinas de pão e manteiga e uma leitura encenada por Fernando Alvim e Nicolau Santos. A música de Gisela João anima a noite de domingo com um concerto. O festival organiza ainda o "Livro Conduto", onde os convidados podem fazer troca de livros. Os mais novos não são esquecidos com atividades como oficinas de ilustração e histórias narradas. A entrada é gratuita.

Programação na página do Instagram @a_gente_nao_le

Lisboa pode ver Gaza pela lente de 25 fotógrafos

É também através da expressão artística que a realidade do povo palestiniano chega a Portugal. Entre 2 e 6 de setembro, a Galeria Monumental, em Lisboa, recebe a exposição Gaza Habibti, uma mostra que reúne o trabalho de 25 fotógrafos palestinianos. A iniciativa, que pretende angariar fundos para projetos culturais no enclave de Gaza, estabelece uma narrativa visual profunda sobre o quotidiano, identidade e cultura de um povo sob ocupação. A sessão de abertura é conduzida por Shahd Wadi, escritora palestiniana, e conta com alguns poetas. Há programação durante toda a semana, que inclui cinema, teatro, mostra de projetos jornalísticos e uma sessão de luto, terminando com uma mesa-redonda sobre arte e resistência e atividades para as crianças.

A entrada é gratuita. Mais detalhes na página do Instagram @parentsforpeacept.

Jardim das Artes e Letras estreia em Viseu

A primeira edição do Jardim das Artes e Letras acontece na Mata do Serrado, em Viseu, de 29 de agosto a 6 de setembro. Procurando aliar arte, literatura e natureza num só espaço, a programação inclui uma feira do livro, onde se destaca a venda de livros em segunda mão. As atividades adaptam-se a um público eclético com instalações artísticas, zonas de piqueniques, uma zona de notícias, canto poético e atividades destinadas aos mais jovens. Juntam-se as sessões de cinema ao ar livre, com filmes curtos sobre movimentos e expressões artísticas e os concertos, com atuação dos guitarristas Tó Trips, Norberto Lobo, Lula Pena e Filho da Mãe. As conversas, percursos, oficinas e performances têm também palco nesta edição. A entrada é gratuita.

Programação em www.jardimdasarteseletras.pt

Braga volta a vestir-se de branco

A cidade "bracara augusta" cobre-se, entre 5 e 7 de setembro, de branco na nova edição das célebres festividades da Noite Branca. Os dois palcos desenhados para o evento dão vida a concertos protagonizados por nomes como Marco Rodrigues ou Calema (5), The Gift, Julinho Ksd, Rui Veloso (6) e Capicua (7). Durante o dia, os espetáculos e projetos artísticos distribuem-se por vários pontos da cidade, com grupos musicais, um consultório móvel e instalações interativas. Para os mais novos, a Praça do Município transforma-se num espaço de atividades e diversões. Os museus e monumentos contam com visitas guiadas e atividades, sendo ainda possível visitar as instalações de arte pública "Lumy" e "Passagem de Afetos" na cidade.

Mais informações em www.noitebrancabraga.com

Luciana Matos