Desporto

Ayuso aponta o dedo à UAE Emirates e garante ter uma boa relação com João Almeida

Juan Ayuso está de saída da UAE Emirates Josep Lago/AFP

Juan Ayuso revelou ter sido apanhado de surpresa pelo comunicado da UAE Emirates em plena Volta a Espanha. "Tenho a certeza que o fizeram para manchar a minha imagem", referiu.

Na segunda-feira, no dia de descanso da Vuelta, a UAE Emirates lançou um comunicado em que deu conta do fim de relação com Juan Ayuso por "diferenças na visão dos planos de desenvolvimento e com o alinhamento com a filosofia desportiva da equipa". A ligação prevista até 2028 vai ser assim interrompida mais cedo e os caminhos separam-se já no final desta época.

O ciclista espanhol, de 22 anos, mostrou-se surpreso pelo timing da nota: "Não concordo com o comunicado da equipa. Tínhamos combinado que a decisão só seria pública após o fim da Vuelta, para não afetar a vertente desportiva e o ambiente na equipa, mas fizeram-no de forma repentina e sem avisar. Tenho a certeza que o fizeram para manchar a minha imagem outra vez, porque falam sobre coisas que eu não concordo", começou por dizer à rádio espanhola COPE.

"Obviamente que também se aproveitaram de algumas declarações infelizes do João Almeida, com quem tive a oportunidade de falar e ele acabou por me pedir desculpa. Eu quero ajudar, mas ontem não correu nada bem e ele percebeu isso", acrescentou.

Juan Ayuso garantiu, ainda, que não tem conflitos com nenhum dos ciclistas que pertence à equipa e referiu uma breve conversa que teve com os responsáveis da UAE Emirates: "A relação com os meus colegas, incluindo o [João] Almeida, é boa. Gostaria de ter terminado bem com a equipa, mas às vezes parece que isso não é possível, quando se trata mais de uma ditadura e de uma coisa unilateral de poder sobre ti. Disse-lhes que não concordava com o que estava escrito no comunicado e eles responderam-me que o primeiro que tinham preparado era muito pior e que deveria estar contente com isso", atirou.

Redação