O sorteio da primeira fase da edição 2025/26 da Liga dos Campeões masculina de hóquei em patins, esta terça-feira realizado em Paredes, palco do Campeonato da Europa, juntou no mesmo grupo quatro das cinco equipas portuguesas, uma delas o campeão em título Óquei de Barcelos.
O clube de Barcelos integra o Grupo B da principal prova europeia de clubes juntamente com Oliveirense, Sporting, Benfica, Bassano, de Itália, e Liceo de Corunha, de Espanha. "Calhou-nos um grupo com muitas equipas portuguesas e vários candidatos à vitória final. Resta-nos tentar defender o título com muito trabalho e o apoio dos nossos adeptos", reagiu Daniel Oliveira, também conhecido por Pokas, em declarações à agência Lusa.
O sorteio arrancou alguns sorrisos entre os presentes na sala de imprensa do Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, Paredes, palco do Europeu de seleções, mas o minicampeonato luso do Grupo B também tem aspetos positivos.
"Isto é a 'Champions', em que, para seres campeão, tens de ganhar a todos. É quase um campeonato português, mas isso também traz vantagens nos custos e no apoio que consegues. Para o Sporting, é sempre motivador, porque queremos ganhar todos os jogos em que entramos", comentou Pedro Gil, novo coordenador da modalidade no Sporting.
O FC Porto, finalista vencido na última edição da prova, ficou no Grupo A, do qual fazem ainda parte o Barcelona, recordista de vitórias na competição, com 22 troféus, Reus e Igualada, todos de Espanha, o Trissino, de Itália, e os franceses do Saint-Omer.
"É um grupo muito equilibrado e difícil, com muitas viagens. Será desgastante nesse aspeto, mas estamos confiantes e queremos chegar o mais longe possível e, se possível, marcar presença no maior número de finais", disse Franklin Pais, atual "team manager" dos dragões, à Lusa.
Na variante feminina, onde somente se apuram os dois primeiros de cada série, o Benfica conseguiu escapar nesta fase às campeãs do mundo do Vila-Sana, mas também não foi muito feliz no sorteio, integrando o Grupo B com três formações espanholas, entre as quais o Fraga, vencedor em 2023/24 e finalista vencido na última edição.
Na segunda competição mais importante da modalidade, a WSE Cup, o sorteio foi amigo de Sanjoanense e Juventude Pacense, frente a modestas equipas francesas e suíças, respetivamente, e foi madrasto para o HC Braga, opositor dos italianos do Lodi. O sorteio ditou ainda um confronto luso entre Riba d"Ave e Sporting de Tomar, semifinalistas da última edição.
Na variante feminina desta competição, a realizar-se pelo segundo ano, Gulpilhares defronta as espanholas do San Cugat, enquanto a Escola Livre de Azeméis, campeã em título, defronta a Sanjoanense, num dérbi que encabeça o quadro de jogos dos 16 avos de final.
Na competição Trophy, o Valongo, isento da primeira ronda, entra em prova somente nos quartos de final com a ambição de lutar pelo título e poder suceder ao Pasa Alcoi, de Espanha.