Setúbal

Sondagem: Corrupção é problema sério para 67% em Setúbal, imigração é bem vista por 58%

58% dos eleitores de Setúbal inquiridos concordaram que a imigração tem sido positiva no município Foto: Gerardo Santos / Arquivo

A corrupção é um problema sério em Setúbal. Esta é a convicção dos eleitores deste município, numa sondagem da Pitagórica para o JN, TSF e TVI/CNN. Entretanto, a pré-campanha está a ser marcada pelos resultados de uma auditoria sobre suspeitas de peculato, pedida pela autarquia comunista, que incidiu no último mandato de Dores Meira como presidente e que apontou para despesas ilegais com verbas municipais para fins de natureza pessoal ou recreativa.

A sondagem, que coloca à frente a agora candidata independente Dores Meira, ex-comunista que tem o apoio do PSD e do CDS, incide também em temas que marcam a agenda política.

A corrupção é um problema sério em Setúbal? A esta pergunta, 67% disseram concordar (32% em parte e 35% totalmente) e apenas 11% discordaram.

Quanto à auditoria, Dores Meira disse esta semana que vai avançar judicialmente contra os responsáveis pelo "relatório encomendado pelo executivo CDU", que refere o uso abusivo dos cartões de crédito da autarquia e o recebimento indevido de ajudas de custo. Dores Meira fala de "perseguição" em período eleitoral. Para a concelhia social-democrata de Setúbal, que contestou o apoio do PSD nacional à candidata independente, o caso é muito grave.

Enquanto o Governo prepara novas regras para retorno e afastamento de imigrantes, dossiê que continua a dividir o país e o Parlamento, os eleitores de Setúbal foram questionados sobre a imigração no concelho: 58% concordaram que tem sido positiva (42% em parte e 16% totalmente), e 25% discordaram.

Mais ao Centro

A sondagem da Pitagórica traça ainda um perfil dos eleitores setubalenses: 41% posicionam-se ao Centro do espetro político. As referências à Esquerda e à Direita surgem em proporções iguais (18% cada).

Se olharmos em detalhe para a ideologia com que os eleitores inquiridos se identificam, aquela fatia maior de 41% inclui, por sua vez, 15% que se posicionam no centro-direita e 13% no centro-esquerda. Destaque ainda para os 2% que dizem situar-se na extrema-direita e 1% na extrema-esquerda.

Clube, religião e "pets"

O clube de que os setubalenses se sentem mais próximos é o Vitória de Setúbal (30%), seguido do Benfica (27%) e em terceiro lugar do Sporting (20%).

De resto, 58% dos eleitores confessam que não praticam desporto regularmente e a maioria segue a religião católica (62%).

Há 64% com animais de estimação, sobretudo cães (62%) e gatos (51%). As aves representam 12%; peixes e répteis 3% cada.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para o JN, TSF, TVI e CNN Portugal com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Setúbal sobre temas relacionados com o município. O trabalho de campo decorreu entre os dias 09 e 14 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Setúbal e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 996 tentativas de contacto, para alcançarmos 500 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,20%. As 500 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,47% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Texto de Carla Soares e gráficos de Inês Moura Pinto