Justiça

Grupo armado com metralhadoras AK-47 e M4 detido junto à Praia do Amado

Uma das quatro metralhadoras apreendidas aos suspeitos DR

A GNR deteve, esta quarta-feira, sete homens e apreendeu quatro armas de guerra junto à Praia do Amado, na Carrapateira, concelho de Aljezur.

De acordo com a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), a operação teve início durante a madrugada. Os meios de vigilância noturna da UCCF detetaram uma embarcação de alta velocidade a deslocar-se lentamente em direção à linha de costa, "em circunstâncias fortemente indiciadoras de atividade ilícita", refere a GNR, em comunicado. Ao mesmo tempo, foram identificados três veículos, que seguiam em direção ao areal, "presumivelmente destinados a proceder ao desembarque de carga ou de pessoas".

A GNR acrescenta que, "face à atividade suspeita, e após se observar indícios de transbordo em curso, foram de imediato ativados os meios operacionais necessários para neutralizar a ocorrência e proceder à interceção dos suspeitos".

A operação acabou por resultar na detenção dos sete homens, com idades entre os 19 e os 48 anos, e na apreensão de armamento de calibre de guerra e de três viaturas.

Entre o armamento apreendido estão quatro espingardas automáticas AK-47 e dois carregadores, com um total de 48 munições.

Na operação foram empenhados militares da UCCF e uma equipa do Destacamento de Intervenção de Faro.

Os factos foram comunicados à Polícia Judiciária e ao Tribunal Judicial de Lagos onde os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Marisa Rodrigues