Nacional

Queda de árvores, de estruturas e inundações: região do Porto é a mais afetada pela depressão Gabrielle

Tempestade Gabrille passou pelos Açores, atingiu Portugal continental e segue em direção a Espanha Foto: António Araújo/Lusa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) registou este domingo, até às 16 horas, 332 ocorrências na sequência da passagem da depressão pós-tropical Gabrielle em Portugal continental.

Fonte da Proteção Civil disse à Lusa que as ocorrências afetaram sobretudo a região Norte de Portugal continental e que foram registadas 123 quedas de árvores, 82 quedas de estruturas, 66 inundações e pelo menos 56 limpezas de via. Só na Área Metropolitana do Porto foram registadas 108 ocorrências.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu entretanto um comunicado em que afirma que a depressão pós-tropical Gabrielle já se encontra em território espanhol.


O IPMA acrescentou que a partir de segunda-feira, dia 29, está prevista uma melhoria do estado do tempo, "com subida gradual de temperatura, em especial da máxima, com o céu a tornar-se pouco nublado ou limpo e diminuição gradual do vento".

JN/Agências