Notícias Magazine

No moer está o ganho

Os consumidores estão a redescobrir o prazer do café feito com grão moído na hora, apostando em máquinas que permitem preparar expressos e bebidas com leite, com menos impacto ambiental e mais sabor em cada chávena.

Os amantes de café estão a voltar às origens - e, desta vez, com estilo e tecnologia. A tendência não pode ser escondida. São cada vez mais os consumidores que estão a trocar as cápsulas descartáveis por máquinas de café automáticas com moinho integrado. A ideia é simples: moer os grãos no momento e preparar em casa um café encorpado, aromático - ou um cappuccino digno de barista, com apenas um toque num botão.

"O café costumava estar sobretudo associado a uma solução rápida de cafeína: café instantâneo, cápsulas. Atualmente, cada vez mais consumidores encaram o café como um ritual ou uma experiência diária", explica Beatriz Pérez Martín-Peñasco, senior customer marketing manager da Philips Domestic Appliances para Espanha e Portugal.

Muitas destas máquinas modernas permitem personalizar tudo. Da intensidade do café à temperatura, passando pela espuma de leite, sim também trazem esta funcionalidade - o que transforma cada chávena num momento feito à medida. "Moer os grãos é a melhor forma de garantir um sabor ainda melhor e um café mais saudável", reforça a especialista.

E há ainda o lado ecológico. Ao evitar cápsulas descartáveis, reduz-se o desperdício. "A sustentabilidade é também um fator importante a considerar nas máquinas totalmente automáticas, uma vez que ao dispensar a utilização de cápsulas diminui-se o consumo de alumínio e plástico."

Mais do que uma moda, é um regresso ao prazer do café feito com tempo, sabor e consciência. No mercado, há máquinas para todos os gostos. E preços também.

Redação