Notícias Magazine

Mercedes-AMG CLE 53: força bruta com elegância

Novo CLE 53 ackeread dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos Foto: Direitos reservados

O Mercedes CLE é um modelo que veio substituir os coupés das séries C e E, estando também disponível em versão descapotável. O AMG 53 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e está autolimitado aos 250 km/h (270 com o Pack AMG Driver's).

O Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+ marca o regresso a um motor de seis cilindros em linha, aqui com tecnologia híbrida de 48 V, em vez do criticado sistema híbrido de quatro cilindros do AMG C 63.

O novo coupé combina elegância e agressividade, com uma silhueta longa e baixa, vias alargadas e uma traseira musculada. O motor 3.0 litros entrega 449 cv e tem um binário até 600 Nm com overboost, garantindo resposta instantânea ao acelerador e um som encorpado que reforça o caráter desportivo do modelo.

Aceleração poderosa

No modo Comfort, o arranque é progressivo e sem hesitações, graças ao apoio conjunto do motor elétrico de 23 cv e 205 Nm, colocado entre o motor térmico e a caixa de velocidades, e do compressor elétrico que garante pressão imediata antes da entrada do turbo. O resultado é uma aceleração contínua, com binário abundante em qualquer rotação.

Ao selecionar o modo Sport+, o comportamento muda de forma evidente: o motor reage quase instantaneamente e ganha uma vivacidade notável a partir das 4500 rpm, atingindo todo o seu potencial por volta das 5500 rpm.

O binário máximo de 560 Nm - que pode chegar a 600 Nm com overboost durante breves instantes - mantém-se constante entre as 2200 e as 5000 rpm, assegurando força plena em qualquer mudança. As passagens de caixa são muito rápidas em modo automático e tornam-se ainda mais imediatas no modo Sport+, podendo também ser feitas manualmente para um controlo mais envolvente.

A suspensão, firme mesmo em modo Comfort, e a direção precisa - com eixo traseiro direcional - asseguram comportamento exemplar, mesmo à chuva.

Espaço razoável

O interior, herdado do Classe C, destaca-se pelos ecrãs de 11,9 e 12,3 polegadas e pelo ambiente de luxo, ainda que o sistema de navegação pareça datado.

A entrada para os lugares traseiros é difícil, embora o espaço interior seja razoável e a distância entre eixos aumentada em relação ao Classe C Coupé reflete-se num maior espaço para os joelhos na parte traseira e num espaço aceitável para a cabeça.

Números

Mede 4,85 metros de comprimento, 1,93 de largura e 1,43 de altura. As jantes são de 19 polegadas, com pneus 265/40 à frente e 295/40 atrás. A bagageira tem a capacidade de 410 litros.

A juntar ao já normal no segmento premium, a unidade que ensaiámos tinha mais de 21 mil euros em opcionais. Destacamos a pintura (4308,94 euros) e as jantes (2276,42).

O CLE Coupé está disponível com motorizações a gasolina, diesel e híbrida. Custam, respetivamente, 64 200, 67 050 e 74 500 euros.

Com um preço a partir de cerca de 117 mil euros (a unidade ensaiada custava 146 mil), o coupé CLE 53 oferece uma combinação rara de performance, estilo e prazer de condução.

O cabrio dispensa o motor híbrido, com os preços a irem dos 72 250 aos 126 900 euros.

Reis Pinto