Setúbal

Dores Meira vence Setúbal em corrida renhida

A ex-comunista Dores Meira volta agora a liderar os destinos da autarquia Foto: Rui Minderico/Lusa

O movimento independente liderado pela ex-comunista Maria das Dores Meira e apoiado pelo PSD venceu a corrida à Câmara Municipal de Setúbal.

O PS de Fernando José ficou em segundo lugar, seguido do Chega. A CDU ficou em quarto lugar e foi a grande derrotada da noite, visto que liderava a autarquia desde 2001 - e desde 2005 com Dores Meira.

A contagem dos votos prolongou-se pela noite dentro e só se cantou vitória na sede de campanha de Dores Meira perto da uma hora da madrugada. A ex-comunista volta agora a liderar os destinos da autarquia, como fez entre 2005 e o 2021, mas, ao contrário dos três anteriores mandatos, não goza de uma maioria absoluta. Será esse o grande desafio da independente. "Vamos contar com todos", prometeu. "Este é um regresso com muita força e entusiasmo", acrescentou, agradecendo ao apoio dado pelo PSD e CDS.

Despedida da CDU

O agora ex-presidente da autarquia, André Martins, saudou o vencedor através de um comunicado, no qual referiu que a CDU, ao longo de 23 anos, "mudou radicalmente o concelho".

Pelo distrito, a CDU venceu Palmela, Seixal, Sesimbra e Sines. O PS ficou com Alcochete, Barreiro, Almada, Alcácer do Sal e Grândola e os independentes com Montijo e Santiago do Cacém. Na Moita, André Ventura reclamava vitória ainda com a contagem em aberto.

Rogério Matos