Cultura

Quadro de Picasso desaparece durante transferência de Madrid para Granada

This browser does not support the video element.

"Natureza Morta com guitarra", obra de Picasso que data de 1919, desapareceu durante o transporte para Granada, em Espanha, onde seria exposta na Fundação CajaGranada.

O quadro, que integraria a exposição "Natureza morta, a eternidade do inerte", inaugurada a 8 de outubro, está avaliado em 600 mil euros e, segundo a entidade organizadora, fazia parte de uma coleção privada.

De acordo com o jornal espanhol "El País", depois de ser recolhido por uma empresa especializada no transporte de obras de arte, em Madrid, a peça foi guardada num armazém, a 25 de setembro, juntamente com outros quadros que seriam transportados para o museu.

Depois de a fundação dar o alerta, a 10 de outubro, a Brigada do Património Histórico da Polícia Nacional encarregou-se da investigação.

A fundação confirmou que as gravações de videovigilância do fim de semana não mostram qualquer incidente com os quadros e a Polícia está a investigar se o desaparecimento se deveu a um erro no processo logístico ou se foi um furto de arte planeado.

Segundo fontes policiais, o quadro ainda não foi encontrado nem foram efetuadas detenções.

Beatriz B. Soares