Evasões

Prato do Dia: o 31 d"Armada, em Lisboa, está melhor que nunca

31 d'Armada, Lisboa. Foto: DR

Se as condições permitirem, faça a sua primeira experiência no exterior, guarde para uma segunda vez a refeição numa das salas interiores. Vai voltar muitas vezes, por isso tem tempo.

Conheço o restaurante 31 d"Armada há mais de quatro décadas. Passou ao longo dos anos por gerências diferentes e agora está melhor que nunca. O lugar é de grande charme, tem esplanada e duas salas interiores decoradas com excelente gosto. A proprietária Ewa Kubik decorou e gere o espaço com mestria, e a chef Cris Santos assina um cardápio poderoso e variado. Se as condições permitirem, faça a sua primeira experiência no exterior, guarde para uma segunda vez a refeição numa das salas interiores. Vai voltar muitas vezes, por isso tem tempo.

Experimente a bem apaladada sopa de robalo à 31 d"Armada. É deliciosa e feita com um caldo gomoso excelente, extraído das espinhas do peixe. São maravilhosos os camarões al ajillo, ligeiramente picantes e bem trabalhados na sertã. Há biqueirões temperados, entrada que não se vê muito nos restaurantes actualmente. Imperdíveis, portanto. Os croquetes de novilho são primorosos, difícil será parar de os devorar. Talvez por isso, vêm aos pares. É muito boa a burrata italiana com tomate cereja confitado e molho pesto. São estas as recomendações para a primeira etapa da sua refeição.

Vale a pena espreitar os pratos de massa e os risotos. Faz-se uma excelente lasanha de beringela, com molho de tomate, manjericão e parmesão. É um prato vegetariano fresco e muito saboroso. É delicioso o risoto de cogumelos portobello, com rúcula e azeite trufado. E é maravilhoso o arroz de pato confitado, variante sublime do clássico português.

No capítulo dos peixes e mariscos, é tudo tentador. Destaco o bacalhau confitado em azeite, que vem com batata assada, broa, espinafres salteados e cebola confitada. É um autêntico tratado culinário de grande requinte. O polvo à lagareiro é muito bom e é servido com batatas assadas e espinafres. Na secção de carnes, temos um copioso bife da vazia de carne argentina com 250 gramas ao nosso dispor. Carne suculenta, muito bem trabalhada, vem com molho da casa e o acompanhamento da nossa escolha. Também há bochechas de porco ibérico estufadas a baixa temperatura que se desfazem na boca, com molho de vinho do Porto. E faz-se uma excelente costeleta de novilho, servida com molho roti.

Terminamos docemente com um maravilhoso brownie de chocolate com gelado de baunilha. Ligação feliz de texturas, e temperaturas, a dar muito prazer. E há um irresistível coulant de caramelo com sorvete de limão e manjericão. Irresistível mesmo é o desejo de voltar.

31 d"Armada
Praça da Armada, 31, Lisboa
Tel. 936 000 244
Das 12h30 às 22h30. Fecho: Não fecha
Preço médio: 30 euros
Web: 31darmada.pt

Fernando Melo