Mundo

Sobe para 70 o número de vítimas mortais das cheias no México

Foram mobilizadas 13 mil militares para socorrer as vítimas Foto: Hector Quintanar / AFP

O último balanço das cheias no centro e no leste do México aumentou para 70 mortos, indicou o Governo. que mobilizou 13 mil militares para socorrer as vítimas das chuvas torrenciais registadas na semana passada.

Foram mobilizadas 13 mil militares para socorrer as vítimas das chuvas torrenciais registadas na semana passada. Na passada quarta-feira, o balanço provisório era de 64 mortos.

Nas últimas 24 horas, em Xochicoatlán, região montanhosa central de Hidalgo, os efetivos da Guarda Nacional mexicana entregaram, de helicóptero, alimentos e artigos de primeira necessidade, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

Os militares realizaram vários voos de Pachuca, capital de Hidalgo, para várias áreas isoladas, incluindo Tianguistengo e Xalacahuantla. A Guarda Nacional também retirou feridos, que foram levados para hospitais da região.

As chuvas da semana passada isolaram 160 comunidades no centro e no leste do México, onde estradas e autoestradas ficaram seriamente danificadas.

O estado de Hidalgo, vizinho da capital mexicana, apresenta o maior número de municípios isolados (84) devido à localização montanhosa.

De acordo com o serviço meteorológico mexicano, a precipitação no final da estação das chuvas foi o resultado de uma depressão tropical que entrou no golfo do México e encontrou uma frente fria vinda do norte.

JN/Agências