Loriga, na serra da Estrela, Vila Nogueira de Azeitão, no distrito de Setúbal, e Mértola, no Alentejo, foram distinguidos com o prémio Best Tourism Villages 2025, atribuído pela Organização Mundial de Turismo (UN Tourism).
A novidade foi conhecida esta sexta-feira, numa cerimónia oficial que teve lugar na cidade chinesa de Huzhou, anunciou o Turismo de Portugal (TdP).
"Este reconhecimento reflete a riqueza dos nossos ativos nacionais e a importância das dinâmicas das comunidades, uma vez que o turismo só é verdadeiramente competitivo quando contribui para um desenvolvimento equilibrado em todas as regiões", assinalou Carlos Abade, presidente do TdP.
Na mesma cerimónia, ficou a saber-se que a aldeia de Quitandona, no concelho de Penafiel, foi chamada pela UN Tourism a integrar o seu Upgrade Programme, iniciativa destinada a "territórios que demonstram elevado potencial de desenvolvimento turístico sustentável".
"A descentralização e valorização dos territórios, promovendo a diversificação da oferta turística e a criação de valor em todo o país, é um dos objetivos subjacentes ao trabalho que o Turismo de Portugal desenvolve", lembrou Carlos Abade.
"Estes prémios, conquistados pelas nossas vilas e aldeias, ao evidenciarem o esforço e a dedicação das comunidades locais na valorização dos seus territórios, são, assim, sempre muito significativos e inspiradores", acrescentou.
A rede Best Tourism Villages reúne cerca de duas centenas de destinos rurais em todo o Mundo que se afirmaram como motores de desenvolvimento económico e social em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Em edições anteriores foram distinguidos locais portugueses como Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Cumeada, Ericeira, Manteigas, Óbidos, Santa Cruz da Graciosa, Sortelha ou Vila da Madalena.