Max Verstappen venceu, este domingo, o Grande Prémio dos Estados Unidos e recuperou e recuperou mais 15 pontos em relação ao líder do Mundial, Oscar Piastri, que voltou a desiludir em Austin, no Texas, e foi apenas quinto classificado. Lando Norris, por sua vez, venceu um duelo épico com Charles Leclerc para ser segundo e, agora, está a apenas 14 pontos do companheiro de equipa na McLaren, enquanto Verstappen está a 40 do topo do Mundial.
Após o sucesso na corrida sprint de sábado, em que viu os dois McLaren abandonarem, após um toque iniciado por Nico Hulkenberg, Max continuou a recuperação que tem assinado desde a pausa de verão e o tetracampeão do Mundo ainda sonha com o "penta". Afinal, faltam cinco grandes prémios e duas corridas sprint para o final da época e os três primeiros do campeonato prometem emoção até ao final do campeonato.
Verstappen aproveitou, da melhor forma, a "pole position" que tinha garantido para a corrida principal e ainda contou com uma pequena ajuda da Ferrari. Charles Leclerc, o único dos da frente que largou com pneus macios, ultrapassou Norris para o segundo lugar e ditou uma batalha que durou 21 voltas.
O inglês da McLaren tentou, de todas as formas, ultrapassar o monegasco, ultrapassando, inclusive, os limites de pista, recebendo uma bandeira branca e preta e ficando a um simples erro para sofrer uma penalização de cinco segundos. E quando Norris conseguiu saltar, finalmente, para a vice-liderança da corrida já tinha dez segundos de atraso em relação a Verstappen.
Leclerc ainda teve de se defender do companheiro de equipa Lewis Hamilton antes de parar para trocar para os pneus médios, enquanto o líder do Mundial, Oscar Piastri, em quarto, começava a ter de se preocupar com o Mercedes de George Russell, antes de parar na volta 31.
Norris parou, pouco depois, e todo o trabalho que tinha feito para ultrapassar Leclerc foi por água abaixo, porque saiu das boxes a mais de dois segundos do monegasco, embora com o benefício de ter montado macios. Seguiu-se a paragem de Max, que voltou à pista na liderança, mas com apenas cinco segundos de vantagem em relação a Leclerc, mas o tetracampeão não demorou a repor a sua autoridadena pista.
O piloto da Ferrari teve, então, de voltar a preocupar-se em segurar o segundo lugar perante a aproximação de Norris, mas não demorou a que as borrachas macias do McLaren dessem de si e obrigassem o britânico a abrandar o ritmo para poder preparar um derradeiro ataque, o que aconteceu a cinco voltas do fim, com a inglês a vencer finalmente uma batalha absolutamente épica com Leclerc.
Hamilton fechou em quarto e Piastri, líder do Mundial, voltou a mostrar pouco ritmo, fechando a corrida no quinto posto, à frente de Russell, Yuki Tsunoda (Red Bull), Nico Hulkenberg (Kick Sauber), Oliver Berman (Haas) e Fernando Alonso (Aston Martin).