Quatro estudantes da licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) criaram uma paragem sustentável que pode servir de abrigo rodoviário ou espaço de lazer. O projeto será apresentado publicamente amanhã.
Trata-se da iniciativa "Energia com propósito", das alunas Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira.
A paragem inclui painéis solares, um sistema de recolha de água da chuva para rega de plantas, uma bicicleta fixa geradora de energia, carregadores para dispositivos móveis e música ambiente. Foi um dos projetos vencedores do concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
"Serve para zona de lazer, porque tem uma bicicleta, que funciona a energia verde, pois só depende do sol e do esforço físico. Tem uma horta de suculentas que são regadas pela água da chuva ,aproveitada para a rega. E tem LED's que só ligam quanto sentem a presença de pessoas à noite", explica a estudante Edite Alves, referindo que há a expectativa de o projeto poder ser adotado por municípios, incluindo o de Viana do Castelo.
A ideia foi "combinar inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e design funcional, propondo um novo modelo de espaço urbano interativo e energeticamente autónomo".
O protótipo encontra-se instalado no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, na zona da Praia Norte, e vai ser apresentado, na segunda-feira, às 10 horas, naquela escola.
A sessão contará com a presença de elementos da Fundação EDP, entidade que lançou o desafio às instituições de ensino superior.