A cidade do Porto foi eleita como o melhor destino turístico europeu deste ano, na gala dos World Travel Awards. Os Passadiços do Paiva, em Arouca, também foram distinguidos, mas como melhor destino de aventura, e Lisboa destacou-se como local ideal para "escapadinhas". Já Portugal voltou a ser o principal destino na Europa.
Esta cerimónia, conhecida como os "Óscares" do Turismo, realizou-se no Forte Village Resort, na Sardenha (Itália), e garantiu várias distinções a Portugal.
O grande destaque vai para o Porto, que venceu o prémio de melhor destino turístico pelo segundo ano consecutivo, classificando-se à frente de cidades como Amesterdão (Países Baixos), Barcelona (Espanha) ou Berlim (Alemanha). Esta é a quinta vez consecutiva que uma cidade portuguesa conquista o prémio, sendo que além da Invicta, também Lisboa triunfou por duas vezes nos últimos anos.
Já os Passadiços do Paiva continuam em grande nível, vencendo pela oitava vez a distinção de melhor destino de aventura. Localizados em Arouca, já ganham nesta categoria de forma contínua desde 2018.
Lisboa também recuperou um prémio que fugiu a Portugal no ano transato, sendo eleito o destino preferido para "escapadinhas", que é como quem diz férias de curta duração. Atenas (Grécia) venceu em 2024, mas nos dois anos anteriores o prémio foi conquistado por Porto e Lisboa.
Em termos de companhias aéreas, também há várias distinções de relevo, com a TAP a ter a melhor linha para a América do Sul e para África e a Azores Airlines para a América do Norte.
Por fim, mas não menos importante, Portugal foi eleito o principal destino europeu, vencendo o prémio pela sétima vez nos últimos nove anos, altura em que este troféu passou a ser entregue a países e não a cidades.