Justiça

Suspeito de inúmeros crimes em todo o país incendiou três carros em Peniche

Entre os crimes do suspeito, o mais comum são furtos no interior de veículos Foto: Arquivo

Um cidadão da região dos Balcãs, de 35 anos, foi detido na tarde deste domingo, após ter causado um incêndio em três viaturas, em Peniche, à hora de almoço. Um dos carros pertencia a um árbitro da Associação de Futebol de Leiria. Desempregado e sem morada certa, o imigrante ilegal terá entrado em Portugal no dia 2 de setembro e, desde então, a PSP já registou 16 ocorrências, a maior parte das quais por furto, apurou o JN junto de fonte policial.

Entre os crimes cometidos pelo suspeito, que vai ser ouvido esta terça-feira no Tribunal de Peniche, o mais comum são furtos no interior de veículos, mas também em estabelecimento comercial, e burla para a obtenção de alimentos, nomeadamente por ir a restaurantes e não pagar a conta. "Em 45 dias, foi de Lisboa até à Guarda, a cometer furtos", garante a mesma fonte.

Detido por três vezes, o homem praticará os crimes como forma de subsistência, por não ter rendimentos. Sem documentos de identificação, que lhe terão sido furtados em França, já lhe foi determinada como medida de coação "apresentações bissemanais em posto policial, que não cumpriu". Como não tem residência habitual, o trabalho da PSP fica dificultado.

Em situação ilegal no país, a mesma fonte policial revela que há um processo de expulsão em curso, desde que foi detido no Porto por furto, a aguardar a conclusão do processo administrativo, para ser concretizado, quando for localizado o seu paradeiro. "Como apresenta estados emocionais alterados, já esteve internado no Hospital Garcia de Horta [em Almada] e no Hospital da Guarda", acrescenta.

Pelo que o JN apurou, um dos veículos que ficou com danos, na sequência do pequeno incêndio causado pelo indivíduo, este domingo à hora de almoço, estava a uso da dupla de árbitros da Associação de Futebol de Leiria, que apresentaram queixa na PSP de Peniche. Em consequência disso, não asseguraram a arbitragem de uma partida da distrital, agendada para a tarde, entre o Atouguiense e o Bidoeirense.

"O suspeito, durante a manhã do dia de domingo, ter-se-á se deslocado a uma superfície comercial em Peniche, onde terá adquirido bebidas alcoólicas, ingerindo-as de seguida. Circulou por várias artérias daquela cidade, suspeitando-se que tenha incendiado pelo menos três viaturas que se encontravam estacionadas na via pública", adiantou, esta segunda-feira a PSP que precisou: "na última situação, populares apercebendo-se da deflagração do incêndio numa das viaturas, quando o suspeito abandonava a mesma, contactaram as autoridades policiais, denunciando a situação, fornecendo as caraterísticas físicas e a indumentária do suspeito".

O crime de fogo posto está a ser investigado pela PJ de Leiria.

Alexandra Barata