Cultura

Aproximação operático-teatral à obra de Agustina Bessa-Luís

"Agustinópolis" chega ao Porto depois de já ter passado por Lisboa e Setúbal Foto: Maria Madalena

Homenagem ao universo de Agustina Bessa-Luís, "Agustinópolis" vai ser apresentado no Teatro S. João entre quinta-feira e sábado.

Estreado no Centro Cultural de Belém e já apresentado em Setúbal, "Agustinópolis" chega agora ao Porto, com representações diárias até domingo. Nesta aproximação operático-teatral à obra de Agustina Bessa-Luís, o Bando e a Associação Setúbal Voz, com encenação de João Brites e a direção musical de Jorge Salgueiro, dedicam particular atenção às personagens dos seus livros, definidas por Eduardo Lourenço como "criaturas à beira da autodestruição".

Durante o espetáculo, são referenciados vários livros da romancista natural de Vila Meã, de que resulta uma "miríade de personagens em trânsito, à procura de uma terra onde fundar um país ou uma família". Do sentido para a vida, à exultação, dos conflitos ao torpor, todas estas criaturas procuram o seu próprio destino. Alicerçada no humor e na ironia da autora "Agustinópolis" constitui-se assim como uma comunidade que "está sempre a um passo de desabar sob o peso da desconfiança mútua".

Sérgio Almeida