Mealhada

Uma camisola cheia de Carnaval para ajudar associação de pais de pessoas com deficiência

Utentes da APPACDM com a t-shirt solidária Foto: Direitos reservados

Associação que organiza a folia da Mealhada promoveu iniciativa solidária. Peça que pretende "partilhar alegria" custa 10 euros.

A Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), que organiza os festejos na Mealhada, apresentou esta quinta-feira uma t-shirt solidária, cuja venda reverte a favor do Centro Santo Amaro da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), em Casal Comba, uma freguesia do concelho. Custa 10 euros e pode ser adquirida junto da ACB, das quatro escolas de samba e em lojas da Mealhada.

Márcio Freixo, presidente da ACB, diz que a associação pretende "envolver-se em causas nobres e solidárias", uma forma de ter "maior presença na comunidade" e de criar laços com a população.

Para criar a camisola, a associação lançou um concurso de ideias, que reuniu quatro propostas. O desenho vencedor, com os dizeres "Samba na t-shirt, Coração na causa", foi idealizado por Marta Silva, designer de moda de Anadia que detém a marca Bling.

Sócia da escola de samba Sócios da Mangueira (que integra o Carnaval da Mealhada), Marta costuma auxiliar na confeção de fatos, adereços e pinturas desta escola e decidiu participar no concurso por se tratar de uma causa solidária. Com o logótipo que apresentou, procurou passar a ideia de que "todos no mundo podem viver com alegria, com cor". "Todas as pessoas devem ser incluídas no Carnaval e a alegria deve ser partilhada por todos", reforça.

Ainda antes do lançamento da t-shirt, a associação percebeu que havia procura, sinal de que as pessoas querem contribuir para a causa. "Independentemente de ser promovida pela ACB, trata-se de uma causa nobre" e de uma instituição meritória, diz Márcio Freixo, assegurando que a seleção da instituição que vai receber "o lucro total da venda" foi "fácil". Os utentes do centro participam, há vários anos, nos desfiles de carnaval da Mealhada, com a escola de samba Real Imperatriz, e esta é, por isso, uma "forma de agradecer a sua participação", acrescenta.

Zulay Costa