Mundo

Sagrada Família torna-se a igreja mais alta do mundo

A basílica Sagrada Família, em Barcelona, estará concluída em dez anos FOTO: Josep LAGO / AFP

Embora ainda esteja em construção, a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, de António Gaudí, tornou-se a igreja mais alta do mundo, tendo ultrapassado, esta quinta-feira, a Catedral de Ulm, na Alemanha, ex-detentora do título.

A basílica de Barcelona ergue-se agora 162 metros e 61 centímetros acima da cidade, sendo 1 metro e 38 centímetros mais alta que a igreja de Baden-Württemberg, embora ainda não tenha reivindicado formalmente o título. Quando estiver concluída, o seu ponto mais alto, a Torre de Jesus Cristo, deverá chegar aos 172 metros.

Estética singular

O monumento da metrópole espanhola começou a ser construído em 1882 e Gaudí, o seu criador, nunca esperou vê-la concluída em vida. À data do seu falecimento, apenas uma torre tinha sido concluída

Segundo o jornal espanhol "El País", as obras têm sido intensificadas nas últimas décadas, à medida que a basílica se afirma como uma importante atração turística internacional, com pessoas do mundo todo fascinadas pela sua estética singular.

O dinheiro arrecadado através das visitas é usado para financiar a construção.

Os trabalhos nas fachadas e decoração do interior da igreja continuarão por vários anos e a previsão é de que a obra esteja concluída daqui a cerca de uma década.

Beatriz B. Soares