Três menores que haviam sido dados como desaparecidos "há cerca de duas semanas" na Alemanha foram localizados na segunda-feira, em Pombal, no distrito de Leiria, e em Castelo Branco, pela GNR, que deteve ainda um jovem de 18 anos por tráfico de estupefacientes, condução sem habilitação legal e furto de veículo.
Segundo informou esta quarta-feira a Guarda, a descoberta aconteceu quando os militares intercetaram durante uma fiscalização rodoviária no concelho de Pombal um carro que circulava com matrículas falsas.
Além do condutor de 18 anos, seguiam no interior do veículo dois adolescentes, um jovem de 13 anos e uma jovem de 15 anos, residentes na Alemanha e que estavam sinalizados como desaparecidos na plataforma Schengen.
Nessa altura, foi realizada uma busca ao veículo e uma revista de segurança a todos os ocupantes, tendo sido possível apurar que o condutor estava na posse de 360 doses de anfetaminas e não possuía habilitação legal para conduzir, razão pela qual foi detido e será apresentado esta quarta-feira no Tribunal Judicial de Leiria.
Ainda no âmbito desta ação, informou a força policial, os militares localizaram em Castelo Branco um rapaz e uma rapariga, ambos de 17 anos (esta última também sinalizada como desaparecida na Alemanha), e um homem de 39 anos.
Apesar de a GNR não saber ao certo o que os jovens faziam em Portugal, o comandante do Destacamento Territorial de Leiria, capitão Hélder Rodrigues, adiantou, ao JN, que os militares suspeitam que os mesmos poderão estar ligados a uma série de furtos ocorridos recentemente em veículos e moedeiros na zona de Pombal e Leiria, possivelmente cometidos para garantir a própria subsistência.