Justiça

Detido por filmar agente da PSP junto ao Aeroporto de Lisboa

Suspeito foi detido pela PSP Foto: Arquivo

Um homem de 32 anos foi detido na sexta-feira por filmar um polícia durante uma ação de fiscalização junto ao Aeroporto Humberto Delgado, informou esta quarta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

O caso ocorreu pelas 22.55 horas quando os agentes intercetaram um indivíduo a estacionar indevidamente a sua viatura em segunda fila, junto a um posto de abastecimento de combustíveis, à beira do Aeroporto Humberto Delgado.

"Após ser-lhe dada ordem para remover o veículo e estacionar devidamente, o homem deslocou o automóvel até às bombas de combustível, alegando que iria abastecer. Contudo, abandonou o local sem o fazer, o que levou os agentes a abordá-lo novamente", explicou o Cometlis.

No decorrer da interação, acrescentou a força policial, o homem empunhou o telemóvel e "começou a filmar diretamente um dos agentes, focando a sua imagem pessoal".

A PSP adiantou que" "o indivíduo persistiu na gravação e afirmou estar a transmitir em direto", apesar de ter sido informado de que tal conduta era ilícita, "por não se enquadrar na ação policial em curso".

Face à recusa em terminar aquele comportamento e em entregar o telemóvel, "o homem resistiu fisicamente à intervenção policial", pelo que acabou algemado.

De tal atuação "proporcional e adequada à situação", não resultaram ferimentos da ocorrência, refere a PSP.

O cidadão foi constituído arguido pela prática do crime contra reserva de vida privada, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para comparecer no Juízo de Pequena Instância Criminal de Lisboa.

César Castro