Porto

Gato que desapareceu no Porto em junho encontrado em Braga quatro meses depois

Smokey tem atualmente 13 meses Foto: Magda Ferro

Um gato de estimação desaparecido a 17 de junho da união de freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, no Porto, foi encontrado no final de outubro, em Ferreiros, no concelho de Braga. A história, que terminou com um final feliz, ficou marcada por alguns percalços.

O animal, desaparecido com poucos meses, saiu de casa na manhã de 17 de junho para um dos habituais passeios pelo jardim dos vizinhos, mas, dessa vez, não regressou. A dona, Magda Ferro, estranhou a demora e iniciou de imediato as buscas, sem sucesso.

Determinada a encontrá-lo, decidiu espalhar cartazes pela vizinhança e lançou apelos nas redes sociais, oferecendo uma recompensa monetária a quem encontrasse e devolvesse o gato, contou ao JN. Durante o primeiro mês, Magda recebeu vários telefonemas de possíveis avistamentos e chegou mesmo a levar um gato para casa. Contudo, depois de o veterinário ler o chip, percebeu que não se tratava de Smokey.

Tentativa de burla

A tutora chegou a ser vítima de uma tentativa de burla. Segundo explicou, os burlões apresentaram-se como fazendo parte do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), afirmando ter encontrado Smokey, alegadamente ferido numa pata e a necessitar de cirurgia. Assim sendo, pediram-lhe que pagasse 213 euros por referência multibanco para custear a operação.

Desconfiada, Magda contactou diretamente a instituição, que confirmou não ter conhecimento do caso e esclareceu que, por estarem encerrada ao fim de semana, não poderia ter feito qualquer contacto.

"Foi um verão de altos e baixos emocionais. Por volta de setembro aceitámos que não iríamos encontrá-lo e até começámos a pensar em adotar outro gato, mas não estávamos preparados para passar por tanta emoção outra vez", contou Magda ao JN.

Contudo, a história teve uma reviravolta no dia 26 de outubro, quando a dona do animal recebeu uma chamada da associação Abandoned Pets, a informar que o gato tinha sido encontrado.

"Reconheceu-nos logo"

Smokey tinha aparecido numa colónia de gatos em Braga. Através da leitura do chip, foi possível perceber que o gato era proveniente do Porto. "Foi mais um momento de montanha-russa emocional. Pensámos que seria outra burla ou engano. Como é que o nosso gato poderia ter ido parar a Ferreiros, em Braga?", recorda Magda.

"Tentei contactar a associação para tentar perceber se era uma burla. Percebemos que não, mas ainda assim era difícil de acreditar", acrescentou. Quando Magda e a família o foram buscar, não houve dúvidas: "Era ele. O Smokey. Reconheceu-nos logo. Veio para o nosso colo e começou a ronronar."

Agora de volta a casa, Smokey já se readaptou à rotina, embora tenha perdido o entusiasmo de sair para o jardim.

Magda não sabe como o gato foi parar a Braga, mas suspeita que possa ter sido "adotado" por alguém que, mais tarde, o abandonou ou que se tenha escondido num carro que acabou por levá-lo até lá.

Beatriz B. Soares