O Nissan LEAF, pioneiro que ajudou a moldar o segmento dos veículos elétricos na Europa com o seu lançamento em 2011, regressa numa terceira geração totalmente renovado. Afirmando a intenção da Nissan em liderar a inovação elétrica, o novo modelo abandona o formato hatchback e assume uma carroçaria de crossover, prometendo redefinir o conceito de mobilidade familiar e eficiente.
Com chegada ao mercado nacional prevista para abril, de 2026, o LEAF é disponibilizado com duas opções de bateria: uma versão de 52 kWh, que garante uma autonomia superior a 440 km, e a bateria de topo de 75 kWh, responsável por 622 quilómetros de autonomia.
O veículo assenta na plataforma modular CMF-EV, a mesma utilizada no Nissan Ariya, e a motorização mais potente, que debita 218 cavalos de potência e um binário de 355 Nm, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,6 segundos.
Fomos experimentá-lo à Dinamarca, em estradas de ótimo piso e troços que proporcionam inesquecíveis momentos de condução. Não havia cenário melhor para umas breves horas ao volante de um elétrico e o Leaf não defraudou as nossas expectativas.
O comportamento em estrada é extremamente previsível e inspirador de confiança. A suspensão, composta por MacPherson à frente e multibraços atrás, oferece um bom compromisso entre o conforto a baixa velocidade e o amortecimento a alta velocidade.
O design, concebido no Estúdio Global de Design da Nissan em Atsugi, Japão, teve um foco claro na eficiência. O resultado é um veículo com um baixo coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,25, um fator crucial que contribui diretamente para a sua autonomia e eficiência global.
Carregamento rápido
Para viagens longas, o carregamento rápido DC atinge uma potência máxima de 150 kW, permitindo recuperar até 420 km de autonomia em apenas 30 minutos.
O Leaf está, também, equipado com a função Vehicle-to-Load (V2L), que disponibiliza até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos, e está preparado para Vehicle-to-Grid (V2G), permitindo devolver energia à rede elétrica.
O cockpit é totalmente digital, integrando duplos ecrãs de 14,3 polegadas e a experiência digital é gerida pelo sistema NissanConnect com Google integrado, que inclui Google Maps com planeador de rotas e gestão automática de carregamentos, Assistente Google para controlo por voz e acesso à Google Play Store para aplicações.
Em termos de praticidade, a cabine é espaçosa e a capacidade da bagageira atinge 437 litros.
O modelo disponibiliza funcionalidades centradas no condutor, como o e-Pedal Step, a Travagem regenerativa com patilhas e assistência de controlo de distância, para maximizar a recuperação de energia nas desacelerações, e o ProPILOT Assist com Navi-link, além de um conjunto completo de sistemas de segurança, como a Vista 3D de 360º, a Vista de Capot Invisível e a Vista Frontal Alargada, que facilitam o estacionamento e a condução urbana.
A produção do novo Nissan LEAF, na fábrica de Sunderland, Reino Unido, começa antes do final do ano.