Covilhã

Incêndio destrói área de produção numa fábrica na Covilhã

Funcionários conseguiram escapar ilesos às chamas Foto: DR

Um incêndio deflagrou, esta quinta-feira, numa fábrica de reciclagem têxtil, na freguesia de Vales do Rio, Covilhã. O incêndio destruiu totalmente os dois pavilhões de produção. Os trabalhadores escaparam ilesos.

A empresa de reciclagem de produtos têxteis está a laborar há cerca de 55 anos na freguesia de Vales do Rio e dá emprego a cerca de 30 pessoas da zona. O incêndio, que deflagrou pelas 15 horas, consumiu, por completo, dois pavilhões da área de produção.

"Quando recebemos o alerta, tivemos logo a informação que parte da unidade fabril já estava tomada pelas chamas. E realmente veio a verificar-se, à nossa chegada, que havia muito combustível e muito fogo por apagar", afirmou Ricardo Vilhena, responsável pelo comando de operações. Segundo Hélio Fazendeiro, presidente da Câmara da Covilhã, o pavilhão que serve de armazém não foi atingido pelo fogo, tendo os bombeiros conseguido restringir as chamas aos outros dois edifícios.

A empresa está implantada numa área habitacional. Os bombeiros conseguiram evitar que o fogo se propagasse às casas, apesar do material ser "muito inflamável. É, naturalmente, uma matéria-prima bastante inflamável. Neste momento, não sei o que suscitou o incêndio e a sua propagação", explicou.

Fábrica preparada

No local, estiveram 60 bombeiros e 23 carros de combate. Não houve registo de feridos. A fábrica estava preparada com meios de deteção de incêndio, meios de combate, incluindo um carro, e bombeiros internos. A fábrica dispõe de um depósito de 400 mil litros de água, fundamental para o combate.

Diana Morais Ferreira