Mundo

Vários aeroportos europeus afetados por presença de drones

Aeroporto de Bruxelas-Zaventem é o maior da Bélgica Foto: Nicolas Tucat/ AFP

A presença de drones levou à interrupção do tráfego aéreo em aeroportos da Suécia, Bélgica e Alemanha.

São cada vez mais frequentes (e até diários) os incidentes com drones a afetar o tráfego aéreo nos aeroportos europeus. Esta quinta-feira, o tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Bruxelas-Zaventem foi brevemente interrompido devido à presença de um drone nas proximidades.

Um porta-voz do controlo de tráfego aéreo adiantou à agência AFP que o tráfego esteve interrompido durante meia hora, entre as 21.23 horas e as 21.53 horas (20.23 horas e 20.53 horas de Portugal continental), sendo posteriormente retomado.

A Skeyes, empresa de gestão de tráfego aéreo da Bélgica, também ordenou o encerramento de todo o espaço aéreo por duas vezes na noite de terça-feira, após dois avistamentos consecutivos de drones perto do Aeroporto de Bruxelas-Zaventem, o maior da Bélgica, e do Aeroporto de Liège.

Numa entrevista ao canal de televisão local VTM, o ministro da Defesa belga, Theo Francken, indicou que os recentes sobrevoos de drones sobre bases militares e aeroportos belgas podem ser o resultado de tentativas de espionagem por parte da Rússia, embora tenha reconhecido que o Governo não possui "informações concretas".

Nos últimos dias, foram também avistados drones perto das bases militares de Kleine-Brogel, junto à fronteira com os Países Baixos, e Florennes, no sul do país.

Ainda na noite desta quinta-feira, vários voos foram cancelados ou desviados depois de pelo menos um drone ter sido avistado perto do aeroporto de Landvetter, em Gotemburgo, no oeste da Suécia, pouco antes das 18 horas locais (17 horas).

No site da Internet do aeroporto de Landvetter, precisa-se que diversos voos foram cancelados, atrasados ou desviados para outros aeroportos.

Já o aeroporto de Hannover, no norte da Alemanha, interrompeu temporariamente a atividade na noite de quarta-feira, obrigando a desviar três voos, após um piloto ter alertado para a possível presença de um drone perto da infraestrutura aeroportuária.

"O piloto de uma aeronave que estava em fase de pouso avistou um possível drone", o que levou ao encerramento temporário do aeroporto, indicou esta quinta-feira a Polícia Federal alemã, em comunicado.

O alerta ocorreu às 22.04 horas locais de quarta-feira (menos uma hora em Portugal continental), segundo a polícia, tendo sido tomadas medidas para prevenir riscos para a segurança do tráfego aéreo.

JN/Agências