Um dos convidados de Donald Trump desmaiou durante a conferência sobre os fármacos, tendo acabado por ser assistido no local. A reação despreocupada do presidente dos EUA correu a Internet.
Um evento na Sala Oval, quinta-feira, foi interrompido repentinamente quando um dos convidados desmaiou atrás do presidente norte-americano Donald Trump. O republicano comunicava uma redução no preço de fármacos para a obesidade quando um empresário da indústria farmacêutica sentiu-se mal e caiu inanimado no chão.
A reação despreocupada de Trump à situação insólita correu as redes sociais. "Ele caiu, mas está bem. Nós apenas o levámos para fora e ele está a receber cuidados médicos", disse o presidente, antes de retomar a intervenção.
Nas imagens que correm a Internet, é possível ver Mehmet Oz, administrador das seguradoras Medicare e Medicaid, a correr para acudir o empresário, que teria sido identificado como Gordon Finlay, executivo da Novo Nordisk A/S. A empresa acabou, no entanto, por desmentir que se tratasse do seu funcionário.
Os fotógrafos e jornalistas foram imediatamente retirados da sala e, posteriormente, Karoline Leavitt, assessora de imprensa da Casa Branca, esclareceu que a unidade médica "agiu rapidamente e o senhor está bem".
Caso o acordo proposto na conferência se concretize., as farmacêuticas Eli Lilly & Co. e Novo Nordisk A/S conseguirão ampliar o acesso a medicamentos contra a obesidade - como Ozempic e Wegovy -, disponibilizando-os aos consumidores através do TrumpRx. O novo portal governamental deverá ser lançado no próximo ano.