Penafiel

Homem desaparecido após naufrágio de batelão no rio Douro

Um batelão que efectuava trabalhos no rio Douro naufragou, na zona de Sebolido, Penafiel, cerca das 11.50 horas desta quarta-feira, com quatro tripulantes a bordo. Três conseguiram nadar até à margem mas um continua desaparecido. As buscas foram suspensas, ao final da tarde, por motivos de segurança. Veja o vídeo.

As buscas para encontrar o quarto tripulante do batelão foram suspensas cerca das 18 horas e vão continuar na quinta-feira de manhã, informou a Polícia Marítima.

Durante a tarde, equipas de mergulhadores efectuaram buscas nos dois porões da embarcação mas não encontraram o homem desaparecido. Gorou-se, assim, a possibilidade deste ter sobrevivido mantendo-se numa bolsa de ar nos porões, até porque o ar estaria irrespirável devido ao derramamento de comsbustível.

Fonte dos Sapadores do Porto admitiu, ao JN, a possibilidade do corpo ainda poder estar dentro da embarcação debaixo de areia ou de ter caído ao rio, hipóteses que as autoridades estão a cobrir simultaneamente.

Cerca das 17 horas, duas embarcações da empresa proprietária iniciaram trabalhos para tentar suster o batelão, mantendo-o estável, de forma a permitir o decurso das buscas em segurança.

O batelão estaria com duas gruas viradas para o mesmo lado, quando uma tombou e a embarcação virou, cerca das 11.50 horas, a um quilómetro da ponte de Entre-os-Rios, contou uma testemunha ao JN.

Três tripulantes conseguiram saltar e nadar até à margem, mas um continua desaparecido. Dois deles alcançaram a margem do Remesal, Midões, e um outro a da Abitureira, Cancelos. O tripulante desaparecido tem 39 anos e é de Cinfães. Tinha muita experiência no ramo, no qual trabalhava há mais de 20 anos.

Alguns habitantes que se aperceberam do acidente ainda foram para o local numa pequena embarcação e socorreram um dos tripulantes que estaria agarrado a uma rocha a que não conseguia subir.

A família do trabalhador desaparecido esteve no local e a ser acompanhada a nível psicológico.

Os Bombeiros de Entre-os-Rios, de Melres e de Cete estão no local, assim como a Polícia Marítima e a Inspecção do Trabalho.

Os três tripulantes que escaparam ao naufrágio foram transportados para o Hospital de Penafiel.

O batelão está a largar combustível, já sendo visíveis manchas entre Rio Mau e o local do acidente.

Patrícia Alves Tavares e Miguel Conde Coutinho