Treze dirigentes da Câmara de Vila Nova de Gaia colocaram o lugar à disposição depois de lhes ter sido dito que era "prática comum" aquando de mudança política de liderança, segundo despacho a que a Lusa teve hoje acesso.
Na terça-feira, Luis Filipe Menezes (PSD/CDS-PP/IL) tomou posse como presidente daquela autarquia do distrito do Porto, terminando um ciclo de 12 anos de governação socialista.
Segundo um despacho, assinado pelo novo autarca e datado de 7 de novembro, sexta-feira, aqueles dirigentes puseram o lugar à disposição depois de lhes ter sido colocada "a questão de que é prática comum quando da mudança de liderança politica municipal" os dirigentes municipais "colocarem os seus cargos à disposição do presidente".
Ainda segundo o mesmo despacho, "considerando que face a esta exposição de prática comum os dirigentes (...) colocaram à disposição do executivo municipal os seus cargos que vinham ocupando em Comissão de Serviço".
"Avaliando caso a caso, esta disponibilidade, o presidente da Câmara Municipal, tendo em conta nova dinâmica que se pretende imprimir aos serviços, aceita a cessão imediata dessas comissões de serviço", lê-se.
Do grupo, constam chefes de divisão e diretores de departamento de áreas como mobilidade, transportes, empreitadas de vias e espaço público, políticas sociais, urbanismo ou manutenção de vias.