Amadora

Tempo de espera de doentes urgentes no Amadora-Sintra diminui para sete horas

Trinta médicos da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra alertaram para a "situação insustentável" deste serviço Foto: Artur Machado /Arquivo

O tempo médio de espera para doentes urgentes na urgência do Hospital Amadora-Sintra ultrapassou esta tarde as sete horas, de acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo diminuído em relação ao período da manhã.

Segundo a informação atualizada às 18 horas e consultada pela Lusa, o tempo médio de espera para primeira observação era de sete horas e 16 minutos para os doentes urgentes (pulseira amarela) e de nove horas e 28 minutos para doentes pouco urgentes (pulseira verde). Os doentes muito urgentes (pulseira laranja) estavam com um tempo máximo de espera de uma hora e 7 minutos.

Os tempos de espera registados durante a tarde diminuiram quando comparados com os tempos do período desta manhã, em que os doentes urgentes chegaram a esperar mais de 10 horas.

À hora da última atualização feita no site do SNS, estavam nas urgências gerais do Hospital Fernando Fonseca cem doentes, a maioria pouco urgentes.

Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto que as urgentes (amarela) são de 60 minutos e as pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.

Na sexta-feira, trinta médicos da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra alertaram para a "situação insustentável" desse serviço, alegando escalas deficitárias que não cumprem os rácios de segurança.

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), no primeiro fim de semana de novembro, o tempo de espera na urgência ultrapassou as 24 horas, uma situação que o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra justificou com faltas dos médicos que estavam escalados.

JN/Agências