Evasões

Arte entre a solidez gráfica e o inesperado na Manywhere, Porto

Porto, 27/10/2025 - MANYWHERE é uma galeria de arte do Porto, um espaço que combina as exposições com o estúdio do artista Lian Ng (Pedro Correia) Pedro Correia/

Uma galeria no Bonfim que é também uma oficina de arte reúne as experiências e a criatividade de Lian Ng, artista da Malásia que viveu as últimas duas décadas nos Estados Unidos. Designer gráfico e artista visual que gosta de jogar com o inesperado, Lian encontrou no Porto o local ideal para mostrar a sua arte e a de outros artistas.

Lian Ng já passou por muitos lugares e conheceu muitas pessoas. Daí o nome que deu à sua galeria/ateliê - Manywhere - instalada no Bonfim, bairro cada vez mais virado para as artes. O artista visual e designer gráfico tem um vasto e eclético currículo. Mudou-se da Malásia para Fresno, na Califórnia, para estudar matemática e ciências da computação. Mas o gosto pela criatividade não o deixou ficar por ali. Em Seattle, fez o curso de comunicação visual, começando a trabalhar em publicidade e design gráfico.

Mas também isso não chegou para satisfazer a vontade de criar. Já em São Francisco e a dar aulas na Academia de Artes, quis estudar a gravura, a serigrafia, a pintura e a cerâmica. Conhecimentos que começou a aplicar no seu processo artístico. "Na área do design, fazemos trabalho para clientes; a arte, fazemos para nós próprios e esperamos que alguém goste e queira pagar por isso. Faço arte porque gosto do processo", diz o artista, que na semana passada inaugurou a quarta exposição da sua galeria, "From a single line", que junta obras do próprio e de Babette Cooijmans. Na mostra com que inaugurou a galeria, "Here", Lian Ng apresentou-se nas suas diversas facetas: trabalho gráfico e artístico, que incluiu objetos das diversas técnicas que utiliza, da cerâmica à pintura e gravura.

Este ateliê/galeria é o culminar de um desejo que começou durante a pandemia. "Trabalhava para uma agência em São Francisco e estava em teletrabalho. Pensei que gostaria de sair dos Estados Unidos e viver na Europa." Lian já tinha passado por Portugal, visitando Porto e Lisboa. Foi a Invicta que mais o entusiasmou, mas os colegas aconselharam-no a abrir o ateliê em Lisboa. "Procurei um espaço lá, mas não encontrei. Decidi voltar ao plano inicial, o Porto, e quando regressei à cidade, tive a certeza que queria ficar aqui."

Lian continua a conciliar o trabalho gráfico com o artístico, e os pontos de cruzamento entre os dois são visíveis. Mas, no último, a forma de comunicar distingue-se, jogando com a abstração e dando espaço ao inesperado e à surpresa.

"É isso que torna o processo divertido." Há coisas que o artista controla, como a estrutura e a geometria, outras que não. "Como na gravura, dependendo da tinta e da pressão, nunca sei exatamente como vai sair o trabalho final."

Manywhere Gallery
Rua Duque da Terceira , 358, Porto
Tel.: 912 952 978
Web: manywheregallery.com
Das 15h às 19h, de quarta a sábado

Luísa Marinho