Na próxima quarta-feira, 12 de novembro, prevê-se que uma frente fria associada à Depressão Cláudia atinja Portugal continental e o arquipélago da Madeira. Será a terceira depressão atlântica de grande impacto da temporada, trazendo chuva intensa, trovoadas e vento forte.
Depois das tréguas meteorológicas do último fim de semana, a chuva deverá regressar já na terça-feira, dia 11, intensificando-se na quarta-feira, sobretudo na região do Minho.
De acordo com a Meteored Portugal, a situação mais complicada deverá ser sentida na Madeira e nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que se encontram sob aviso amarelo devido à persistência da precipitação.
Também foram emitidos avisos amarelos por agitação marítima para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, válidos entre as 4.40 horas desta segunda-feira e as 15 horas de quarta-feira.
A depressão será acompanhada de vento forte, com rajadas que poderão atingir os 80 quilómetros por hora nas terras altas. Apesar da instabilidade, as máximas vão rondar os 20 e os 22 graus em todo o país e as mínimas vão variar entre os oito e os 13 graus.
Com intensidade ainda incerta, a chuva deverá manter-se ao longo da semana, prolongando-se até ao fim de semana.