Uma operação especial da PSP de Lisboa em Alfama culminou na detenção de dois homens e na apreensão de uma pistola, milhares de doses de droga e várias peças de roupa furtadas. A ação surge na sequência de uma disputa entre residentes devido aos postos de venda de comes e bebes nos Santos Populares.
Em junho deste ano, vários moradores do bairro de Alfama envolveram-se numa violenta troca de agressões "pela disputa do território e dos pontos de venda de sardinha e de outros comes e bebes nos Santos Populares", festejos que, segundo um comunicado da PSP, "levam milhares de pessoas àquele bairro e que geram lucros substanciais, sendo, em alguns casos, gerador de quezílias entre moradores".
Nesta desordem, um dos envolvidos foi agredido à dentada por outro, tendo-lhe sido arrancada uma parte do nariz. O caso gerou "um grande alarme em Alfama, com ameaças de vingança e de morte de parte a parte, assim como ameaças de armas de fogo".
Neste contexto, a PSP promoveu, junto DIAP de Lisboa, a realização de uma Operação Especial de Prevenção Criminal com vista a "recuperar as armas e garantir a paz e tranquilidade pública naquela comunidade". Logo no início da manhã de hoje, foram cumpridos cinco mandados de busca domiciliária em várias ruas do Bairro, tendo sido detidos dois homens, um por tráfico de droga e outro por posse arma proibida.
Os polícias apreenderam uma pistola 6,35 mm, 55 munições, 2113 doses de haxixe, 151 doses de liamba, 78 doses de cocaína, 121 gramas de produto de corte e várias peças de roupa furtada de lojas no valor de 1381 euros. O suspeito de posse de arma vai ser sujeito a julgamento sumário, o suspeito de tráfico de droga será apresentado a primeiro interrogatório judicial.