Amares

Novo presidente de Amares fica com pelouros dos Fundos Comunitários e do Urbanismo

Os três eleitos do PSD com pelouros, com o presidente ao centro Foto: Direitos reservados

O novo presidente da Câmara de Amares, Emanuel Magalhães, vai assumir nove pelouros municipais, entre os quais o Financeiro, dos Fundos Comunitários e do Urbanismo e Ordenamento do Território, de acordo com a distribuição feita entre os três eleitos do PSD.

Segundo apurou o JN, o novo autarca, que vai governar o município em minoria, terá ainda a responsabilidade das áreas da Proteção Civil, das Obras Municipais, dos Serviços Externos, das Freguesias e do Turismo e Cultura.

Ao novo vice-presidente, João Januário Barros, foram entregues os pelouros da Administração Geral, da Fiscalização, dos Recursos Humanos, da Inovação e Modernização Administrativa, do Ambiente, das Atividades Económicas, Mercados e Feiras, do Trânsito e Mobilidade, da Comunicação e Marketing Territorial, do Associativismo, Juventude e Desporto e dos Sistemas e Infraestruturas de Informação.

À vereadora Cidália Abreu caberá tutelar as áreas da Educação, Ação Social, Proteção Animal e Veterinária, Saúde e do Emprego e Empreendedorismo.

Conforme o JN já noticiou, os três eleitos do PSD são os únicos membros a integrar o executivo em permanência e a tempo inteiro. A distribuição dos pelouros e a escolha do vice-presidente serão levadas, para conhecimento, à próxima reunião de Câmara, marcada para quinta-feira.

No dia 12 de outubro, o PSD venceu as eleições autárquicas para a Câmara de Amares com 36,28% dos votos, com o PS a ficar em segundo (26,58%), seguido pelos movimentos independentes Renascer Amares (17,23%) e Amar e Servir Amares (9,11%).

Na Oposição, o executivo conta com dois vereadores do PS (Pedro Costa e Delfim Rodrigues), um do movimento independente Renascer Amares (Álvaro Silva) e um do movimento independente Amar e Servir Amares (Rui Tomada), que não têm pelouros atribuídos.

Ricardo Reis Costa