O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 14 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, e os restantes a amarelo, esta quarta-feira, dada a previsão de chuva intensa, vento forte e agitação marítima.
Entre os distritos de maior "risco", ou seja, com aviso laranja, estão Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro prolongando-se a situação até ao dia 13 de novembro.
Os restantes distritos - Vila Real, Bragança, Portalegre e Évora - estão sob aviso amarelo, uma situação semelhante para a costa norte do arquipélago da Madeira e para o grupo Ocidental do arquipélago dos Açores.
Os avisos do IPMA, vermelho, laranja e amarelo, são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser elevado, moderado ou reduzido.
Precipitação, por vezes forte e persistente, rajadas de vento de 75 km/h até 90 Km/h e agitação marítima com ondas bastante elevadas, são as previsões do IPMA para os próximos dias, que em algumas zonas do país podem ir até 14 de novembro, sexta-feira.