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Peugeot E-3008: Elétrico e ainda com mais garra

Os argumento do e-3008 não se esgotam na estética Stellantis

Lançado em 2009, o 3008 conhece agora a terceira geração. Sem diesel e com uma estética ainda mais agressiva. O E-3008, na versão que ensaiámos, de 213 cavalos, não vai ganhar a guerra dos semáforos (faz dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos e tem uma velocidade máxima limitada aos 170 km/h). Mas cativa-nos pela apurada estética (exterior e interior) e pelo comportamento sereno, que faz jus à sua vocação de veículo para a família.

O novo Peugeot E-3008, modelo que já vai na terceira geração, apresenta uma silhueta de crossover com linha fastback, inspirada no 408. O modelo cresceu em todas as direções, tem linhas mais angulosas e proporções equilibradas, adotando uma dianteira com a habitual assinatura luminosa das "três garras".

No interior, destaca-se o novo ecrã panorâmico de 21 polegadas, que integra painel de instrumentos e sistema multimédia. O conceito i-Cockpit mantém-se, agora mais digital e centrado na condução, embora algumas funções exijam navegação pelo ecrã.

Continuamos a não gostar do pequeno volante, agora recortado em cima e em baixo, bem como do seletor da caixa de velocidades, posicionado no tabliê.

A afinação das suspensões e a precisão do chassis garantem um comportamento rigoroso e muito são. O espaço é generoso e a bagageira de 520 litros preserva a versatilidade do modelo anterior.

O E-3008 é movido por um motor elétrico de 213 cv e uma bateria de 73 kWh, oferecendo autonomia até 527 km. A carga rápida a 160 kW permite recuperar 80% da energia em cerca de 30 minutos.

Em estrada conseguimos consumos médios próximos dos 15 kWh/100 km. Os preços começam nos 41 745 euros (versão Allure).

Dimensões

O E-3008 mede 4,54 m de comprimento (mais 9,5 cm face à geração anterior) e 1,89 m de largura (mais 54 mm). O crossover tem ainda 1,64 m de altura e uma distância entre eixos de 2,73 m. O aumento garante mais espaço, especialmente atrás.

Carregamento

Suporta carregamento rápido em corrente contínua até 160 kW, o que permite carregar a bateria de 20% a 80% em menos de 30 minutos. Para o carregamento doméstico a velocidade está limitada a 11 kW, demorando cerca de sete horas.

Equipamento

O ecrã panorâmico curvo é o elemento central do novo i-Cockpit, integrando painel de instrumentos e ecrã multimédia. A consola inclui o mini ecrã tátil (i-Toggles) para atalhos de funções como climatização.

Reis Pinto