Arcos de Valdevez

Famílias de Arcos de Valdevez pagam metade nas refeições escolares e licenças de obras

Medida abrange agregados familiares com três ou mais filhos Foto: Arquivo

As famílias numerosas de Arcos de Valdevez pagam metade do valor das refeições escolares, espetáculos culturais e desportivos e também das taxas licenciamento de obras.

A autarquia local instituiu em 2023 um cartão para agregados familiares com três ou mais filhos (ou tutelados), residentes naquele concelho, e até agora aderiram à medida 58 famílias. Segundo comunicado divulgado esta quarta-feira pela câmara municipal de Arcos de Valdevez, os descontos que oscilam entre 50% nas áreas da Educação, Cultura, Desporto e taxas e licenças de obras, e 30% em entradas nas piscinas e equipamentos desportivos do município, abrangem atualmente um total de 288 pessoas.

De acordo com o município, a medida continua em vigor e aberta a novas adesões. E, além da "possibilidade de aceder a um conjunto de serviços a custos mais reduzidos em áreas essenciais", oferece também acesso à tarifa familiar na água e saneamento, e a "prolongamento do horário das crianças que frequentam o pré-escolar da rede pública", mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa.

De acordo com informação disponibilizada no site da autarquia, a medida "destina-se às famílias residentes em Arcos de Valdevez, quer sejam famílias monoparentais, famílias compostas por cônjuges ou pessoas que vivam em união de facto e que tenham a seu cargo três ou mais dependentes". São considerados para o efeito "aqueles que estejam na dependência económica exclusiva da família, quer sejam filhos, enteados, tutelados menores e confiados por decisão judicial ou por medidas de promoção e proteção".

Ana Peixoto Fernandes