Uma árvore caiu em cima de dois carros na Rua Nova do Calhariz, em Lisboa, por causa do mau tempo, disse fonte dos Sapadores Bombeiros, que adiantou terem sido registadas 26 ocorrências de madrugada, até às 7 horas.
"Entre as 0.00 horas e as 7 horas registámos 26 ocorrências, das quais 19 inundações no espaço público e privado, três quedas de árvores, uma queda de estrutura, uma queda de revestimento e duas situações relacionadas com esgotos", adiantou fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
A mesma fonte indicou que os bombeiros receberam um alerta para às 4.50 horas para uma queda de árvore em cima de dois carros na Rua Nova do Calhariz, na freguesia da Ajuda, que não causou vítimas.
"A Segunda Circular também esteve cortada ao trânsito, junto ao aeroporto, cerca das 6 horas por inundação, mas já foi reaberta", indicou.
Cerca das 7.30 horas, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse terem sido registadas 86 ocorrências entre as 0.00 horas e as 6 horas relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Cláudia, "68 das quais inundações de vias, garagens, caixas de elevador, mas sem causar vítimas nem desalojados".
As regiões mais afetadas foram a Grande Lisboa, a Península de Setúbal e o Oeste, disse a fonte, especificando que em Setúbal foram registadas 43 ocorrências, na Grande Lisboa 19 e no Oeste 13.
"Nestas ocorrências estiveram empenhados 184 operacionais, com o apoio de 56 meios", disse Pedro Araújo.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Cláudia com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).