Desporto

Domingos Paciência espera que Portugal "carimbe" apuramento para o Mundial de 2026

Diretor técnico quer apuramento o mais rápido possível Foto: Artur Machado

O diretor técnico da seleção portuguesa de futebol, Domingos Paciência, espera um jogo difícil com a República da Irlanda, mas conta que a equipa das quinas obtenha já esta quinta-feira, em Dublin, a qualificação para o Mundial de 2026.

"Espero hoje ganhar para conseguirmos aquilo que todos queremos, que é apurar-nos para o Campeonato do Mundo, porque queremos conseguir qualificar-nos para mais um Mundial, o que de certeza que seria um orgulho muito grande para o povo português", disse Domingos Paciência, de 56 anos.

O antigo avançado internacional português lembrou, a poucas horas do início do jogo da quinta e penúltima jornada do Grupo F, com início às 19:45, confrontos anteriores com a República da Irlanda, frente à qual são de esperar "sempre jogos difíceis, como ficou provado no último jogo, no estádio de Alvalade".

Há um mês, no recinto do Sporting, em Lisboa, a seleção portuguesa venceu a congénere irlandesa de forma muito sofrida, por 1-0, graças a um golo marcado pelo médio Rúben Neves aos 90+3 minutos, depois de o avançado Cristiano Ronaldo ter falhado uma grande penalidade, aos 75.

Hoje, em caso de vitória, Portugal assegura logo o primeiro lugar do agrupamento e a qualificação direta para o próximo Campeonato do Mundo. O empate poderá também ser suficiente, mas só no caso de a Hungria não vencer na Arménia, que também hoje se defrontam, em jogo com início às 17:00 (hora de Lisboa).

Portugal, que nunca venceu em Dublin, em três jogos oficiais (dois empates e uma derrota), lidera o Grupo F, com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.

O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio do próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México (11 de junho a 19 de julho), que, pela primeira vez, vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.

JN/Agências