A Comissão Europeia anunciou, esta quinta-feira, a assinatura de um contrato para a compra de oito milhões de doses de uma vacina dinamarquesa contra a mpox, concluído com a participação de 20 dos 27 países da União Europeia.
Em comunicado, o executivo político-económico europeu anunciou que estas oito milhões de vacinas contra a mpox e varicela pertencem à farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic e foram adquiridas para precaver surtos no futuro.
O contrato, por quatro anos, vem na sequência de um acordo firmado em 2022 para reforçar a "capacidade de resposta rápida a ameaças sanitárias", dá conta a nota da Comissão Europeia.
Deste modo, os países que estão incluídos no contrato podem comprar doses para satisfazer as necessidades nacionais e contribuir em simultâneo para a reserva de fármacos da União Europeia.
O anúncio coincide com o aumento de casos de mpox na região de Lisboa, em Portugal.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) identificou um novo surto de mpox na região de Lisboa e casos de hepatite A, apelando à vacinação contra a mpox e à disponibilização gratuita e equitativa da vacina contra a hepatite A.
Contactada pela agência Lusa, a Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu que nas últimas semanas se observou "um aumento do número de casos [de mpox], sugerindo uma possível intensificação da transmissão, embora ainda sem evidência de um novo pico epidémico".
A DGS mantém a monitorização da situação de novos casos de mpox a nível nacional e internacional e reforça as recomendações para a vacinação preventiva da população com maior risco de infeção.